Trabalho de Metodologia de projetos

Introdução:
Pensado na crise energética e nas dificuldades de gerar energia limpa e renovável que o mundo encontra atualmente, o grupo procurou desenvolver um dispositivo que fosse de encontro a esse problema do mercado atual. Assim, para uma possível solução do problema, pesamos não em gerar energia a partir do zero, mas em converter algum outro tipo de energia gerada involuntariamente por ação humana ou em sistema mecânico. Para isso, desenvolvemos uma técnica que utiliza o efeito piezoeléctrico com o objetivo de transformar energia mecânica presente nas vibrações de um amortecedor automotivo em funcionamento, por exemplo, em energia elétrica que pode ser armazenada e utilizada em pequenas funções do cotidiano, como carregar a bateria de um celular.
Objetivo:

O projeto em desenvolvimento tem como objetivo principal o reaproveitamento da energia que é dissipada em vibrações, atualmente os estudos relacionados à transformação de energia dissipada em energia produtiva estão em crescente desenvolvimento, o uso de formas sustentáveis de energia  ainda não possuem eficiência energética o suficiente para dependermos exclusivamente deles, assim quanto mais formas diferentes e mais aplicações que fizermos para evitarmos de usar energias provenientes de combustíveis fosseis menos danos causamos para o ecossistema.
 A utilização dessa energia, em questão no projeto, pode ser utilizada em ocasiões sutis como a alimentação de LEDs, alimentação de baterias, alimentação de pequenos motores, dependendo da necessidade, mas com conhecimento de suas limitações. Sua aplicação é bastante ampla, porem vamos focar o estudo na utilização desses geradores em sistemas de locomoção como Metros, Ônibus e Carros.

Execução:
O efeito piezoelétrico nada mais é que o surgimento de uma tensão elétrica a partir de um esforço mecânico. Ao deformarmos a superfície de uma célula piezoelétrica, uma diferença de potencial irá surgir, gerando assim uma tensão média para ser aplicada em um sistema. Podemos aplicar também um processo reverso: caso seja aplicada uma tensão nele, a superfície da célula se expandirá.
                                                  

Aplicando este conhecimento ao projeto do grupo, o efeito piezoelétrico aplicado em estradas é responsável por recolher a energia mecânica transmitida pelo automóvel à estrada convertendo-a em eletricidade, aproveitando dessa forma a energia que geralmente é desaproveitada para alimentar postes, radares, etc. No deslocamento do veículo o pneu provoca na superfície uma pressão resultante do seu peso e velocidade, essa pressão é transmitida a um gerador que produz eletricidade.
                            
                              


Partindo do mesmo princípio da geração de energia a partir de estradas,  desenvolvemos também uma outra aplicação do efeito piezoelétrico. O objetivo é utilizar este mesmo efeito para gerar energia através do metro de BH. A execução consiste em substituir os coxins dos trilhos tradicionais feitos de borracha por coxins feitos de materiais piezoelétricos. Esses novos coxins possuem as mesmas dimensões dos coxins de borracha e a principal diferença é que esses novos coxins serão responsáveis por  transformar as tensões mecânicas exercidas na passagem dos vagões sobre os trilhos em energia elétrica.
                                         









Referencias:


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