Melhorias no ambiente escolar

Ideia: 

Buscando melhorias no ambiente acadêmico, procuramos problemas relacionados ao conforto e ergonomia das salas de aula, assim procuramos corrigir estes problemas da forma mais eficiente possível, através da automação.

Conceito: 


A partir da nova tendencia da automação de ambientes, o projeto visa a automatizar uma sala de aula, otimizando os gastos da escola e melhorando as condições de aprendizado dos alunos.

Integrantes:


Guilherme Benevides
José Leandro Soares
Lucas de Oliveira Antunes
Marcus Vinicius Costa Silva Rosendo

Objetivos:

Controle da luminosidade e temperatura do ambiente;
Cadeiras e mesas ajustáveis para maior conforto dos alunos;
Melhoria no data show para um ambiente mais saudável;
Controle dos ruídos externos e internos;

Introdução:


A automação nas salas de aula se assemelham a automação residencial. Ao contrario da industria que busca o controle de processos de produção, a automação voltada para casas busca otimizar o conforto do usuário e ao mesmo tempo melhor aproveitamento dos recursos energéticos que hoje são limitados e pouco usados de forma sustentável.

Controle de luminosidade:

Regularmente percebemos que as salas de aula são construídas de forma a aproveitar maior parte da iluminação ambiente (luz solar), entretanto há casos em que isso acarreta algumas consequências. Percebe-se, por exemplo, no prédio 20 do CEFET-MG campus II, que durante as tardes a iluminação solar é tão intensa que não é possível a abertura das cortinas.
O fato descrito corta toda o aproveitamento de luz solar e obriga a utilização da iluminação artificial mesmo durante o dia. Com isso propomos um controle da iluminação artificial a partir de uma dimerização das lampadas automaticamente e ao mesmo tempo equilibrar a entrada de luz solar com o auxilio de persianas controladas por motores elétricos.

Cadeira regulável:

Tendo em vista que a grande maioria das cadeiras utilizadas não são reguláveis e que muitas não trazem conforto para o aluno, surge a necessidade da utilização de melhores cadeiras. Através de pesquisas é possível notar que a diferença de preço entre as cadeiras utilizadas e as cadeiras ideias é pequena, sendo viável a sua utilização. A cadeira ideal é uma cadeira giratória, preta com almofada (mais conforto e ergonomia) e com regulagem de altura (devido a diferença de altura dos alunos).

Controle de temperatura:

Nas salas de aula, principalmente em escolas publicas é comum a presença de ventiladores para aumentar a circulação de ar no ambiente educacional. Nosso projeto consiste na utilização de aparelhos de ar condicionado a fim de manter a temperatura mais agradável e reduzir o ruido nas salas de aula.

A falta de climatização pode influenciar na redução do aprendizado e concentração devido ao desconforto térmico. Pesquisas internacionais mostram redução de 7% na capacidade de aprendizado em ambientes com baixa qualidade do ar interno.

Melhorias no data show:

Com relação ao data show, é necessário a utilização desses equipamentos com outros tipos de conexão,como a conexão wireless. A conexão atual do aparelho utilizada em sala de aula acarreta diversos problemas,como a constante necessidade de manutenção e problemas relacionados ao brilho e a cor da projeção no quadro. Esses problemas, além de aumentarem os gastos financeiros(manutenção), geram desconforto para os alunos e professores.Um data show com conexão wireless seria viável economicamente, devido a larga utilização dessa tecnologia no mercado.

Materiais:

  •  Cadeira De Escritório Secretária Preta Giratória, com Regulagem de Altura a Gás. Preço R$99,99 no site da Casas Bahia















Chaminé solar resfriamento

O uso indiscriminado de vidros, transforma o edifício em um verdadeiro coletor solar. Tentando se proteger, o usuário fecha cortinas, interrompendo a ventilação natural e escurecendo o ambiente. Então, acende lâmpadas, que também geram calor, assim como os outros equipamentos elétricos que usamos em nossos escritórios e residências. Desse círculo vicioso resultam desconforto e desperdício de energia.
O grande barato no sistema de refrigerar ambientes com energia solar é que ele ventila ambiente e ao mesmo tempo em que fornece água quente que são as tarefas que mais consomem energia de equipamentos. Os condicionadores convencionais de ar ressecam o ambiente e prejudicam o sistema respiratório humano, além de impactarem negativamente o meio ambiente. A chaminé solar proporciona ventilação, sem consumir eletricidade e sem agredir a natureza.

Comentários